A janela de nacionalização tem data
A frota cresce e a fatia nacional da peça que sustenta essa frota ainda não acompanhou.
Um pátio cheio de carro novo parece boa notícia imediata para a indústria brasileira de autopeças. Os números mostram que o giro ainda não chegou aqui.
No primeiro semestre, a China embarcou US$ 2,64 bilhões em autopeças para o Brasil, alta de 25% sobre os US$ 2,12 bilhões do ano anterior. No mesmo período, o Sindipeças revisou para baixo a projeção de crescimento do setor, de 4% para 2,4%, e o faturamento do mercado de reposição acumulava queda de 11,2% até abril.
A frota cresce e a fatia nacional da peça que sustenta essa frota ainda não acompanhou. Isso não é crítica a quem está entrando. É descrição de um estágio.
Marca nova em qualquer país começa importando conjunto pronto, porque é o que permite lançar rápido. O próprio Sindipeças reconhece que essas compras seguem até que a operação local esteja estruturada ou o sourcing nacional avance. A questão é que agora existe prazo. O imposto de importação sobre veículo pronto e semidesmontado subiu para 35% em julho, e a alíquota cheia sobre CKD entra em vigor em janeiro de 2027. @@Ou seja, a janela de nacionalização está aberta e tem data para apertar.
E o mesmo movimento já aparece fora do automotivo. No primeiro semestre o Brasil importou 14.985 tratores, cerca de US$ 200 milhões, sendo 67% de origem chinesa. No agro a exigência de sustentação é ainda maior, porque máquina parada em janela de plantio ou colheita não gera transtorno, gera perda de receita que não volta. Quem chegar com rede e reposição estruturada leva vantagem competitiva real, não apenas preço.
Passei os últimos anos dentro de operações industriais em transformação e o padrão se repete. Nesse tipo de virada de ciclo, o fornecedor que se qualifica cedo entra na cadeia nova e cresce junto. O que espera a demanda voltar sozinha descobre tarde que a especificação já foi definida sem ele.
E o risco raramente aparece como queda de vendas. Aparece como capital de giro travado em estoque que parou de girar, margem corroída por preço que não repassa, e um parque instalado dimensionado para um volume que não voltou. Quando isso chega ao balanço, já virou conversa com banco e com fornecedor, não mais decisão comercial.
A oportunidade dessa entrada de marcas não está no volume que passou pelo porto. Está em quem vai fornecer o conteúdo local que essas operações vão precisar nos próximos dois anos.
Quem está com a carteira de pedidos na mão hoje já consegue enxergar de que lado dessa curva vai estar. E, na maioria dos casos, ainda dá tempo de escolher.
Outros textos
Canal e pós-venda
Rede instalada não é catálogo instalado
A marca nova entra por dentro de uma estrutura pronta. Isso resolve metade do problema, e é a metade barata.
Ler o texto
Base instalada e serviço
O valor migra do ativo para o serviço
Na LABACE, a maior parte das conversas não foi sobre a aeronave exposta. Foi sobre o que vem depois dela.
Ler o texto
Sucessão e venda de ativo
O paradoxo da Ducati, bom demais para ficar
A Ducati não está na mesa porque vai mal. O motivo é outro, e vale para qualquer ativo bem cuidado.
Ler o textoQuando o tempo é o recurso mais escasso.
Uma conversa de trinta minutos costuma bastar para saber se o caso é esse.
